Design para plantas: dois vasos criados para facilitar o cultivo dentro de casa

Tempo de leitura: 4 minutos

Já falei algumas vezes aqui que a quarentena deu uma impulsionada no meu gosto por plantas dentro de casa (no caso, dentro do apartamento – rs). E, pelas minhas conversas, vejo que isso tem acontecido com MUITA gente. Afinal, o verde muda o astral de um ambiente, e agora que estamos muito mais em casa, é absolutamente natural (com o perdão do trocadilho) que busquemos ambientes mais agradáveis.

Não me parece coincidência, portanto, que esses vasos que posto aqui hoje, ambos pensados para o cultivo de plantas indoor, tenham surgido justamente agora — o primeiro acabou de finalizar o processo de crowdfunding, enquanto o segundo ainda está em fase de projeto. Afinal, se a tendência da urban jungle já vinha firme e forte havia algum tempo, depois da quarentena, ela ficou ainda mais evidente.

O produto das primeiras fotos é o Terraplanter, que se propõe como uma reinvenção do milenar vaso de barro. Com uma estrutura sólida, mas porosa, a água existente no interior do vaso é lentamente difundida através das suas paredes e fica retida no interior das células, dando tempo para a planta “beber” e permitindo que as regas sejam feitas com menos frequência.

“Precisava ser simples, limpo, de baixa manutenção e hidropônico — sem o uso de terra ou sujeira. Combinar a idéia de hidroponia e o conceito de material poroso foi a chave. Criamos nosso material cerâmico exclusivo, que possui a quantidade certa de porosidade e tendências higroscópicas para permitir que a água se difunda pelo material e para que a planta cresça na superfície do material”, explicam os criadores.

O objetivo era chegar a um produto final que:
> Segurasse as sementes na superfície enquanto elas brotam;
> Segurasse a água para que as raízes das plantas bebam;
> Fornecesse uma forma e uma textura que permitissem que as raízes das plantas se agarrassem à superfície.

Existem 4 formas de cultivo no Terraplanter:
1. Esfregar esporos na superfície
2. Enrolar uma trepadeira ao seu redor
3. Usar elásticos para montar plantas com raízes
4. Cobrir as células com sementes hidratadas (após 5 minutos na água, elas viram um gel e podem ser espalhadas facilmente)

Já o ToThem (abaixo), projeto de Alibek Atahanov e Camila Saulino, é um sistema de vasos modulares pensados especialmente para lugares pequenos, pois podem ser empilhados para economizar espaço. 

Cada peça tem uma forma única, que interage organicamente com as outras e dá um aspecto lúdico à montagem do totem. ToThem possui seu próprio sistema de irrigação manual que permite que a água alcance as plantas em todos os níveis ao mesmo tempo, além de ter um sistema de reutilização de água de drenagem.

O sistema é composto por quatro vasos justapostos de formas e dimensões diversas, projetados para diferentes tipos de plantas: plantas aromáticas, hera, suculentas e flores.

Porque as plantas, afinal, também merecem um design do bom, né?

Fotos via Kickstarter (Terraplanter) e Alibek Atahanov – Behance (ToThem)

5 comentários em “Design para plantas: dois vasos criados para facilitar o cultivo dentro de casa

  1. Olá, gostei imenso. Estou a procura deste terraplanter, onde posso adquirir, poderia me informar. Fico muito grato pela resposta. Cordialmente LUIZ ESTANISLAU RIBEIRO AGUIAR

  2. Muito prático e bonito. Onde podemos adquirir?
    Luiz

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.