Uma imagem para a sexta… (#81)

Tempo de leitura: 2 minutos

À primeira vista, uma paisagem serena, com uma casinha solitária como centro da composição. A um segundo olhar, surge a dúvida: é real? A foto aí de cima pertence à série Lonely Houses, assinada por Sejkko Eri, que faz sucesso no Instagram (seu perfil @sejkko tem mais de 300 mil seguidores) e já recebeu atenção da mídia em vários países. Além do aspecto estético, certamente o caráter intrigante das imagens contribui para o êxito do trabalho. “Minhas obras tentam se interpor entre o mundo real e uma realidade paralela próxima, na qual o observador se sente muito mais leve, abraçado e protegido”, avalia.

Sejkko Eri, na verdade, é o alterego artístico do cientista Manuel Pita. Fotógrafo autodidata, cria composições digitais a partir de fotos analógicas e digitais que chamam sua atenção. “Por meio dessas composições, persigo meu interesse em documentar e entender a solidão como uma força positiva que impulsiona o crescimento e a evolução da experiência e da consciência humanas”, conta.

Embora seja formalmente treinado como cientista – PhD em inteligência artificial e ciência cognitiva pela Universidade de Edimburgo, na Escócia – Manuel conta que sempre foi fascinado pela história dos movimentos artísticos: “talvez o surrealismo e o impressionismo tenham sido minhas influências mais fortes até agora, junto com as narrativas do Realismo Mágico”.

Daí o interesse em, a partir do real, criar imagens que têm um quê onírico. “Até agora tem sido essencial para mim criar imagens e narrativas que estão fundamentadas no mundo real, mas que estão um pouco situadas a um passo de um mundo alternativo – pode ser um mundo de sonhos ou um futuro possível. Trabalho duro para ter certeza de que posso situar esses mundos alternativos na interface entre minha própria experiência subjetiva da realidade e a de um possível observador.” Corre lá no Insta pra ver mais do trabalho dele! 😉

(Foto: reprodução Instagram)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.