Divulgar o bom design brasileiro – seja em nosso país ou no exterior – é missão das mais nobres. Por isso, fiquei empolgada ao saber que a Piasa, importante casa de leilões parisiense, realizará, no dia 13 deste mês, o leilão Design + Art do Brasil. No universo de peças selecionadas pela curadora Sophie Su, uma feliz surpresa: além do mobiliário vintage – que integra nomes do design nacional já consagrados internacionalmente como Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues, Giuseppe Scapinelli, Zanine Caldas, Oscar Niemeyer, Martin Eisler, Carlo Hauner e Lina Bo Bardi –, o design contemporâneo nacional está bem representado, compondo quase metade dos lotes. “Concebi a exposição justamente para que o público pudesse entender o design brasileiro em sua globalidade”, explicou Sophie. “A ideia era poder mostrar a grande variedade e a grande riqueza que tem o design brasileiro, tanto vintage quanto contemporâneo.”
No ano passado, a Piasa já destacou o design brasileiro em outro leilão, também curado por Sophie – a principal diferença está na quantidade de mobiliário contemporâneo desta edição, que corresponde a quase metade dos lotes. A intenção, diz a curadora, é promover a criação contemporânea internacionalmente, para que os designers brasileiros consigam o reconhecimento internacional. “O Brasil é um país bastante recente comparado com a Europa, o mercado da arte e do design ainda está começando a florescer. Muitos colecionadores ainda querem comprar grandes nomes para competir com o vizinho – eles querem Tenreiro, Sérgio Rodrigues, mas não prestam muita atenção nos talentos que existem no Brasil”, provoca Sophie. Valorizemos, sim, os mestres, mas vamos também abrir os olhos para o bom design atual!!
Aqui, selecionamos algumas peças muito bacanas que integram a seleção de Sophie. Para visualizar todos os lotes do leilão, clique aqui. E, para quem estiver em Paris, entre os dias 9 e 13 as peças estarão expostas na sede da Piasa: 118 rue du Faubourg Saint-Honoré, interessados na compra e o público em geral podem conferir de perto os 170 lotes, que incluem, além de mobiliário, algumas peças de arte.