Imagine-se dentro de uma igreja lindíssima e cheia de detalhes arquitetônicos a descobrir. Seu olhar se fixa no altar, depois percorre o teto ricamente trabalhado, devagar, até chegar à porta. Pois essa é a sensação que tem aqueles que olham as fotos da série Vertical Churches, produzidas pelo fotógrafo nova-iorquino Richard Silver.
Tudo começou em 2011, quando um dia Richard entrou em uma igreja de Nova York para ver se era capaz de fazer fotos lá. “Uma vez lá dentro, fiquei maravilhado com a beleza do teto e de tudo o que me cercava”, conta o fotógrafo. “Os nova-iorquinos são famosos por nunca olharem para cima. Meu objetivo com essa série é fazer com que o visitante veja o que está sobre ele em uma única imagem. As igrejas são tesouros arquitetônicos incrivelmente bonitos e, a meu ver, não devem ser apreciadas apenas por sua intenção original, mas também pelas maravilhas de sua arquitetura.”
As panorâmicas são o resultado de uma montagem feita com vários cliques, tirados a partir de um ponto estratégico no centro da nave. Richard já clicou mais de 100 igrejas em 25 cidades ao redor do mundo! Dá para viajar nas fotos dele… O fotógrafo pretende imprimir um livro com suas belíssimas imagens em breve. Por enquanto, elas podem ser vistas (e compradas) em seu site. E, aqui, selecionei 30 fotos incríveis captadas por seu olhar sensível. Bon voyage!
A volta ao mundo em 30 igrejas
Tempo de leitura: 5 minutos