Se a moda é efêmera por natureza, os livros – e, principalmente, o conhecimento que neles contido – são eternos. Pois esse “choque” entre o efêmero e o eterno inspirou Julie de Libran, diretora artística da grife de moda Sonia Rykiel, a transformar a flagship store da marca no Boulevard Saint-Germain. Em parceria com Thomas Lenthal, diretor criativo e publisher revista Paradis, e o artista André Saraïva, há alguns meses a loja foi reformulada e ganhou nova “paisagem”: as paredes foram totalmente revestidas com estantes piso-teto, preenchidas com mais de 50 mil livros, entre eles uma seleção de clássicos da literatura francesa. O resultado é, além de instigante, lindo e super fresh! Gosto muito do contraste entre a neutralidade dos tons criados pela mistura dos livros e o vermelho brilhante que pinta o rodateto e outros elementos como a caixa da escada e as paredes do piso superior, principalmente quando lavado pela luz natural que penetra pelas claraboias. E o guarda-corpo do mezanino, espelhado, também cria um jogo visual com as estantes, amplificando o efeito gráfico criado pelos livros. O toque fun fica por conta do carpete, desenhado por Saraïva, que exibe um mix de bocas, livros, lápis e cigarros.
Choque bem-vindo
Tempo de leitura: 2 minutos