Os acessórios eco-chics de Nara Guichon

Tempo de leitura: 3 minutos

Há alguns dias, estive no ateliê de Nara Guichon, em Floripa. O trabalho que ela desenvolve é super bacana, combinando uma sensibilidade estética apurada à consciência ambiental. A designer e artesã trabalha com tricô, crochê e tear manual, dentre outras técnicas, mas o que me mais encantou foram os acessórios que ela cria a partir de velhas redes de pesca.

Nara Guichon_redes
Feitas em poliamida (material altamente poluente), as redes têm uma vida útil determinada e, depois de certo tempo de uso, tornam-se frágeis demais para a pesca, tendendo a rasgar facilmente. Neste momento, são enviadas a oficinas especializadas no restauro das tramas: lá, as partes mais frágeis são substituídas por trechos novos. E são justamente os descartes deste processo que Nara usa em suas criações, dando-lhes novo fôlego: surgem, então, bolsas, colares, echarpes, pulseiras e cintos.

Nara Guichon_bolsa

Nara Guichon_colar fitas

Nara Guichon_colar fitas detalhe

Nara Guichon_cinto
“Cada rede carrega consigo uma história, e eu procuro preservar essa história nos objetos que crio”, diz Nara. Por isso, na maioria das vezes ela não modifica a cor das redes, limitando-se a lavá-las com sabão ecológico. (Abaixo, Nara mostrando as redes de molho e depois o sabão utilizado na lavagem)

Nara Guichon

Nara Guichon_sabão

Em alguns casos, menos frequentes, a cor das redes é transformada com o uso de linhaça de ferro e vinagre (ao provocar a oxidação do ferro, tons ferruginosos e terrosos são liberados e tingem as redes). Tudo natural, sem deixar resíduos, e com resultados incríveis.

Uma pena que ainda não temos nenhuma loja vendendo os produtos de Nara aqui em São Paulo. A boa notícia é que ela contou, durante a visita, que fará um bazar aqui em dezembro, nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19. Anota aí o endereço: Rua João Moura, 879 – casa 8 (assim que eu souber os horários divulgarei na forma de comentário).

Nara Guichon_colar[4]

E para quem estiver em Floripa, fica a dica: o ateliê é aberto à visitação – e algumas peças podem ser compradas lá mesmo. Não preciso nem dizer que recomendo muitíssimo, né? Além de conferir as últimas criações de Nara, vale também pela visita ao lugar, cercado de natureza por todos os lados (a foto abaixo mostra a vista de uma das janelas). E, como o ateliê fica no Pântano do Sul, uma boa pedida é combinar a visita com uma “passadinha” no Bar do Arante (ou outro restaurante ali por perto), pra comer um peixinho com pirão. Programa completo!

Nara Guichon_vista

Para mais informações sobre o trabalho de Nara Guichon, a localização de seu ateliê e os horários de funcionamento, acesse o site da artesã e designer.

(Fotos @designdobom e divulgação)

Um comentário sobre “Os acessórios eco-chics de Nara Guichon

  1. Completando:
    O Bazar que a Nara Guichon fará aqui em SP acontecerá nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de dezembro, sempre das 10 às 20 horas. O endereço é Rua João Moura, 879 – casa 08 (Pinheiros).
    😉

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.