Brasileiros premiados no IDEA 2010

Tempo de leitura: 3 minutos

A Industrial Designers Society of America (IDSA) anunciou, recentemente, o resultado do IDEA Awards 2010, e o design brasileiro marcou presença na premiação, tendo nove produtos reconhecidos (quatro deles levaram o ouro).

O simpático Guaraná Jesus, muitíssimo popular no Maranhão, foi premiado com o ouro na categoria Estratégia de Design. A equipe da Dia Comunicação, do Rio de Janeiro, reformulou a lata do refrigerante e a versão final foi escolhida em votação pública pela internet e SMS.

_Guarana Jesus

Outro produto que recebeu o ouro (desta vez na categoria Casa) foi o cesto multiuso Trama, criado pela equipe da Bertussi Design, de Porto Alegre, para a Martiplast. O bacana deste produto é a matéria-prima eco-friendly: o plástico é composto por polipropileno acrescido de 40% de resina de fibras da cana-de-açúcar.

_CestoTrama

Ainda na categoria Casa, a mesa de jantar Demoiselle foi premiada com o bronze. Criada pelo arquiteto e designer Paulo Foggiato, da Oré Brasil, a estrutura da mesa é feita em multilaminado de bambu e foi projetada com base nas asas dos primeiros aviões, especialmente o Demoiselle, criado por Santos Dumont no início do século XX. O destaque, além do apelo ecologicamente correto, fica para a leveza formal da peça e sua estética atemporal.

_mesa demoiselle

Também me chamou atenção a maçaneta Easylock, desenvolvida pela equipe da Nó Design, de São Paulo. Criada para uso em portas sanfonadas, a maçaneta permite que o usuário feche e tranque a porta usando apenas uma mão (normalmente, é preciso empurrar a porta com uma mão e fechar o trinco com a outra). “Como muitas pessoas acabam empurrando a porta com o próprio trinco, essa peça delicada se desgasta mais rapidamente”, explicam os designers. 

_maçaneta easy-lock

Além disso, o formato de botão “liga-desliga” (que remete a elementos tecnológicos) e a estética clean da maçaneta atualizam e valorizam as portas sanfonadas. A maçaneta foi premiada com a prata, também na categoria Casa.

Os produtos brasileiros concorreram na edição norte-americana ao participar do IDEA/Brasil. Para ver todos os premiados, clique aqui.

(Fonte: IDEA/Brasil)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.