O “milagre” da multiplicação do ar

Tempo de leitura: 2 minutos

A quem possa estar estranhando o objeto acima, um aviso: não é o que parece. Ou melhor: ele é o que não parece. Trata-se do Dyson Air Multiplier, um ventilador revolucionário que funciona sem as tradicionais pás. O resultado é um fluxo de ar mais constante (e, portanto, mais confortável), além do produto ter outras vantagens como praticidade (é bem mais fácil de limpar) e segurança (quanta criança já não cortou as mãozinhas ao colocá-las, por curiosidade ou acidente, dentro da grade do ventilador?). Sem contar que a aparência também seduz…

Desde o final do ano passado, época em que o Air Multiplier foi lançado, seu funcionamento me deixou intrigada. Eu sabia que o ar passava por um processo de aceleração neste anel, mas não compreendia os detalhes do mecanismo. Hoje “descobri” um vídeo no You Tube que mostra o funcionamento de um modo bem didático, vale a pena dar uma olhada.

O Air Multiplier foi criado por James Dyson, o cara que revolucionou os aspiradores de pó no início dos anos 90, com a criação do DC01. Outra invenção dele que merece respeito é o Airblade, um secador para mãos muitíssimo eficiente (seca as mãos com ar frio em 12 segundos) e que consome 80% menos energia do que os secadores comuns. Experimentei um desses no banheiro da Neue Nationalgalerie em Berlim, no ano passado e, para minha surpresa (detesto não poder secar as mãos com papel), adorei! Até lavei as mãos outra vez, só para poder secar de novo – rá!!

Enfim, todo meu respeito ao Sir Dyson, aí em cima. E, pra encerrar (e inspirar), uma frase sua: “Quanto mais original a sua ideia, mais resistência você encontrará”. Ainda bem que ele encarou a resistência, não?
No site da Dyson há mais detalhes sobre os produtos.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.