Material Matters: materiais inovadores em foco durante o London Design Festival 2024

Tempo de leitura: 5 minutos

Eu tenho a plena convicção de que a inovação no design passa, em larga medida, pela inovação dos materiais. Esse é um assunto que me interessa desde que entrei no jornalismo de design, no início dos anos 2000, e continua a despertar minha curiosidade, cada vez mais.

Pois está acontecendo em Londres o London Design Festival e, dentro dele, um evento focado exclusivamente em materiais: o Material Matters — o nome, aliás, já é ótimo: um trocadilho de “assuntos materiais” com “o material importa” (tradução livre). E é exatamente isso: SIM, o material importa (e muito!), ainda mais num momento em que caminhamos para o colapso ambiental.

A feira Material Matters abre ao público hoje, 18/9 e se encerra no dia 21/9. Se você estiver em Londres (ou por perto), recomendo fortemente a visita! Eu, por aqui, fiz uma seleção de dez materiais que achei interessantes e/ou promissores. Confira a seguir:

1 • Column Lamp Collection, design Zena Holloway para Rootfull
A Rootfull é uma empresa de inovação de materiais que produz um têxtil inovador ao guiar raízes de plantas para “tecer” roupas e produtos. Essa coleção de luminárias criada pela designer Zena Holloway funde biologia, artesanato e design.

2 • Cadeira Diari, da Suru
Monomaterial, é totalmente feita com uma placa de celulose, livre de formaldeídos e compostável. Usa tinta biodegradável (à base de leite) e a modularidade e reparabilidade do design garantem utilidade duradoura.

3 • Projeto 100R, de vários designers para Hydro
A fabricante de alumínio Hydro apresenta o resultado do projeto 100R, no qual sete designers de renome internacional — ​​Inga Sempé, Max Lamb, Andreas Engesvik, Shane Schneck, Rachel Griffin, John Tree e Philippe Malouin — criaram produtos usando o Hydro CIRCAL 100R, primeiro alumínio do mundo feito inteiramente de sucata reciclada pós-consumo em escala industrial.

4 • Luminária de cascas de laranja, por Alkesh Parmar
Há mais de uma década, o designer Alkesh Parmar desenvolve materiais a partir de resíduos. Essa luminária é construída a partir de um método meticuloso de corte manual, costura e modelagem das cascas de laranja (durante o processo de secagem) para criar um material semelhante a tecido.

5 • Cadeira da coleção Mat, design Foersom & Hiort-Lorenzen para Normann Copenhagen
Os materiais são a essência dessa cadeira, tanto conceitualmente quanto visualmente. A concha é feita usando cânhamo e eelgrass (um tipo de alga marinha) com a ideia de promover o menor impacto ambiental possível. A coleção é composta por dois tipos de cadeira, bancos de bar com duas alturas e cadeiras de bar com duas alturas.

6 • ReCinder, por Rosy Napper
A designer baseada em Londres desenvolveu um material 100% reciclado, feito a partir de cerâmicas descartadas e cinzas do processo de queima que seriam despejadas em aterros sanitários. Adequado para ladrilhos, louças e móveis, ReCinder se mostra especialmente interessante para luminárias, graças à sua qualidade translúcida. Além disso, não requer materiais cerâmicos tradicionais para ser esmaltado, pois as cinzas no material reagem com a água, tornando-o “autoesmaltado”.

7 • Catifa Carta, design Lievore Altherr Molina para Arper
Criada em 2001, a cadeira Catifa este ano foi relançada em PaperShell, um novo material inovador feito de lâminas de papel reciclado prensadas com bioaglutinante. Ao final de sua vida útil, pode virar um tipo de biocarvão e fomentar o crescimento de micélio.

8 • Luminária Serena / Carta Line, design Sergi Peguera para Suru
Uma luminária de… papel! A ideia do designer era criar um produto acessível, e de baixo impacto ambiental. “Tudo começou com folhas que eu tinha na minha mesa enquanto esperava uma ligação. Dobrando, enrugando, dobrando e fixando com clipes, cheguei ao que foi a primeira forma de Serena. Então continuei refinando e sofisticando essa ideia inicial, acrescentando um pé de MDF, fixando o cabo com uma peça plástica e criando uma alça que se estende atrás do difusor”, conta.

9 • ALGÂU, design e produção Tŷ Syml
O estúdio de design experimental Tŷ Syml tem focado seu trabalho em criar materiais inovadores usando algas e micélio. Essa luminária é feita com um material que combina algas marinhas e papel reciclado.

10 • Hempla, por Sofia Hagen + Studio Marmi
Após dois anos de pesquisa e desenvolvimento, o cânhamo orgânico foi unido com a cana de açúcar reaproveitada e transformado em pellets, então usados para a impressão 3D dos bancos. Já os tapetes são tramados à mão usando fibras de cânhamo e lã.

(Fotos: divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.