Um choque de opostos: leve x pesado / quente x frio / flexível x rígido. Assim é a série Fluid Wood, criada pelo designer Ronald Sasson. São três peças nas quais, ao encontrar o bloco maciço de concreto alveolar, a chapa multilaminada de madeira se curva, como que para a ele se amoldar.
“Me apoiei no conflito entre a seiva da madeira e o bloco inerte de pedra (concreto), como se fosse a vida que encontra uma forma de acontecer apesar dos obstáculos”, explica Ronald. Mais conectado com o momento, impossível.
A chapa multilaminada (revestida com lâmina de brancal de louro preto) ganha essa forma graças a um processo de moldagem feito em prensa de alta frequência com calor. As duas poltronas e o banquinho serão produzidos em edição limitada (15 exemplares de cada).
As peças integram a mostra “2020 Art Design” — que também conta com outros designers brasileiros (Sergio J. Matos, Alê Jordão e Juliano Guidi) —, promovida pela Galleria Paola Colombari durante o Fuorisalone Digital, que acontece até este domingo online, como uma alternativa ao cancelamento da Milan Design Week 2020. No Brasil, a série Fluid Wood fará parte do acervo da Herança Cultural.
Fotos: Fox CGI