A necessidade é mãe da criatividade. O velho ditado se aplica totalmente à história da 575 Wandsworth Road, uma casa modesta do século 19 na região sudeste de Londres que surpreende pelos interiores ricamente decorados com painéis de madeira recortada.
Além da aparência, logicamente, a história dessa casa é de impressionar. Seu antigo morador, o imigrante queniano Khadambi Asalache (1935-2006), era um cidadão comum que comprou o imóvel em 1981 e cinco anos depois começou a ter problemas com infiltração em uma das paredes. Com dificuldade de solucionar a infiltração, decidiu “dar um jeitinho” para disfarçar a umidade, cobrindo a parede com tábuas de assoalho velhas. Mas achou que as emendas entre as tábuas estava estranha e decidiu disfarçá-las criando ornamentos recortados na própria madeira, uma espécie de rendilhado – que ele fez sem fazer nenhum rascunho! E assim se seguiram os 19 anos seguintes: até um ano antes de sua morte, Khadambi continuava a criar e executar seus painéis decorativos, que, além das paredes, também ocupam o teto da casa!
Hoje, sua casa é propriedade do National Trust, que passou dois anos restaurando o imóvel, para, então, abri-lo à visitação a partir de 2013. Como o interior é bastante frágil, é necessário agendar a visita com antecedência – são recebidas até 54 visitantes por semana, em grupos de no máximo 6 pessoas.
Muito bacana descobrir um lugar assim, nada turístico, mas cheio de valor!! A dica foi da Helô Righetto, que mora em Londres, visitou o lugar e, encantada com o que viu, falou sobre a casa no seu blog Aprendiz de Viajante. Segundo a Helô, “todas as visitas são guiadas por pessoas que conhecem bem a história de Khadambi e da criação dessa obra de arte”. Quero ir já!!!
Para visitar, reserve seu ingresso pelo site do National Trust: www.nationaltrust.org.uk/575-wandsworth-road/. No blog dela, a Helô dá outras dicas práticas sobre a visita (quando e como chegar, etc), se você quiser visitar vale dar uma olhada lá também.