Demorou. Ou melhor, demorei. Mas ontem finalmente fui conferir a expo do Olafur Eliasson (salve, salve!!) na Pinacoteca. A exposição Seu Corpo da Obra é a primeira do dinamarquês na América Latina e dá pra dizer que ele “chegou chegando”: quatro instalações incríveis na Pinacoteca, além de outras espalhadas pela cidade (que eu ainda não vi).
A Pinacoteca, para mim, é um daqueles passeios sempre garantidos. Não bastasse o edifício incrível, as exposições nunca decepcionam. E aí que cheguei lá e fiquei empolgadíssima com as interações criadas por Olafur entre obra, espectador, edifício e cidade. Acho incrível a forma como ele consegue transformar a percepção que temos dos espaços. Genial!
Como dessa vez era permitido fotografar – nada mais natural num contexto em que a interação é chave –, entrei no clima e fiz vários cliques. Aí vão alguns deles, mas digo uma coisa: ao vivo é muito melhor, quem ainda não foi não pode deixar passar essa chance. E não tem desculpa, pois a expo segue até 8 de janeiro! Programinha de domingo tudo de ótimo…
Microscope to São Paulo (2011)
Take Your Time (2008): um espelho circular pendurado no teto do átrio central gira em torno do eixo central e permite novas vistas do edifício e das obras
Your Shared Planet (2011): a cidade vista pelos caleidoscópios de Olafur
Dá pra notar que eu estava me divertindo, né?
P.S.: Em tempo: no site da Casa Vogue tem mais fotos da expo.