Ideia “da boa”: a partir de jornais usados (material barato e amplamente disponível, já que é descartado em enorme quantidade todos os dias), a designer Mieke Meijer desenvolveu o KrantHout, um material que remete à madeira.
Trata-se de “uma inversão do processo produtivo tradicional: não da madeira para o papel, mas ao contrário”, explica a designer. As páginas de jornal são empilhadas e enroladas usando uma máquina desenvolvida especialmente para produzir “toras”, que depois podem ser cortadas em tábuas e tratadas de forma similar à madeira de verdade.
O bacana é que, quando as toras são cortadas, as camadas de papel criam um desenho que lembra os veios da madeira, mas olhando de perto é possível ver minúsculos pedaços de texto ou de fotos.
Como o tamanho dos “troncos” é relativamente pequeno (restrito às medidas das folhas de jornal), as aplicações poderão ter certas limitações, mas a estética desse novo material é bem interessante e os produtos feitos com ele podem ficar bem atraentes…
O KrantHout foi apresentado na mostra Rematerializing the Future, promovida pelo Material Sense durante a Dutch Design Week, que termina hoje.
(Via WorldChanging e Vij5)