Estava ouvindo o rádio essa semana e escutei uma notícia bacana no programa Soluções Verdes, comandado pelo paisagista Marcelo Faisal na Eldorado: está em desenvolvimento, nos Estados Unidos, um painel solar para substituir o asfalto nas rodovias. Não seria o máximo?
Os painéis solares seriam produzidos com material reciclado, como vidro, plástico e pneus, e teriam LED embutidos para a sinalização, muito mais segura e eficiente. “Cada um tem 4 metros quadrados e produz 7KW/h de energia, mais do que suficiente para, no mínimo, já iluminar a pista sem nenhum outro gasto. Outro aspecto interessante é que a extração de calor para produzir eletricidade, poderia reduzir o efeito de ilha de calor de algumas cidades”, contou Faisal no programa.
Pelo que pude encontrar na internet, a empresa que está desenvolvendo esses painéis chama-se Solar Roadways e recebeu um patrocínio de 100 mil dólares do governo norte-americano para desenvolver mais o protótipo (abaixo). Segundo Scott Brusaw, fundador da empresa, a viabilidade do projeto depende de chegarem a uma superfície de vidro para os painéis que ofereça a mesma tração do asfalto, possa suportar veículos pesados freiando a alta velocidade, resista ao calor e frio excessivos e não produza ofuscamento, seja pelo reflexo da luz do sol ou dos LEDs nela embutidos. Pelo visto, eles têm bastante trabalho pela frente…
Enquanto o painel solar não se torna realidade, podíamos adotar uma alternativa muito simples: voltar a usar os bons e velhos paralelepípedos nas ruas e deixar o asfalto apenas para as vias de alta velocidade, onde ele é realmente necessário. Além de melhorar a permeabilidade do solo, seria bem mais agradável, vocês não acham? Afinal, os asfaltos hoje em dia são tão ruins (pelo menos em São Paulo, onde moro) que me sinto participando de um circuito off-road cada vez que saio de carro… E com os paralelpípelos é justamente o contrário: eu passo pela rua abaixo todos os dias, para ir à editora onde trabalho, e é o trecho mais confortável do meu percurso.
(Via Soluções Verdes e Gizmag)