Passado o auge da crise econômica mundial (quando, nos EUA, aqueles que não reduziram o consumo “camuflavam” as sacolas de marcas de luxo envolvendo-as em outras genéricas, sem marca), as shopping bags continuam a funcionar como importante ferramenta de marketing para as empresas. Mas e se, além de ter uma sacola transada, fosse possível também reduzir o impacto ambiental gerado com a sua produção?
Foi o que fez a Puma, em conjunto com o escritório Fuse Project, do designer Yves Béhar. Após 21 meses de desenvolvimento, eles anunciaram hoje o lançamento da Clever Little Bag (algo como “sacolinha esperta”, em tradução livre).
Ela é “tão esperta”, explicam os designers, porque utiliza 65% menos papelão do que as caixas de sapato convencionais, além de dispensar a impressão laminada e o papel de seda. A diferença também é sentida no processo logístico: a nova caixa ocupa menos espaço e é mais leve, otimizando o transporte e, portanto, reduzindo a emissão de gás carbônico.
A estrutura de papelão é cortada a partir de uma única folha do material e não requer o uso de cola para ser montada – é apenas dobrada e encaixada na sacolinha de TNT (tecido não-tecido). Essa escolha, além de baratear custos, faz com que o papelão possa ser reciclado mais facilmente.
A Clever Little Bag não tem tampa; os sapatos são protegidos da poeira pela própria sacolinha de TNT, que, além de substituir a sacola plástica no momento da compra, depois pode ser usada para transportar os sapatos em viagens. O TNT da sacola é feito de PET reciclado e também é reciclável.
Com o uso destas sacolas para transportar as dezenas de milhões de sapatos vendidas pela Puma a cada ano, “cerca de 8.500 toneladas a menos de papel serão consumidos, 20 milhões de mega joules serão economizados em energia, um milhão a menos de litros de óleo diesel serão gastos e, finalmente, ao substituir as tradicionais sacolas de compras a diferença economizada, em peso, será de quase 275 toneladas de plástico”, afirmam, empolgados, os designers.
A nova sacola entrará em uso a partir de 2011. Será que a Puma vai lançar moda dessa vez também?
(Fonte: Fuse Project)