Carlos Motta: 40 anos de design

Tempo de leitura: 4 minutos
Novas criações expostas na galeria Espasso de Nova York: poltrona Guará, luminária de mesa Carcará e poltrona Tinga

São Paulo, 1975. Em tempos de contracultura e numa vibe com um quê hippie (leia-se surfe, yoga e alimentação natural), Carlos Motta começava a trabalhar com a madeira no bairro da Vila Madalena. Hoje, 40 anos (e muito sucesso) depois, o designer segue fiel aos princípios que o nortearam naquele início: ecologia e respeito à natureza. “A arquitetura e o design que desenvolvemos aqui no Atelier seguem juntos o mesmo conceito: a procura do óbvio, do simples, do respeitoso e longevo”, resume em seu site.
E assim construiu sua trajetória, agora homenageada pela galeria Espasso, especializada em promover o bom design brasileiro no exterior. Atelier Carlos Motta: 40 Years, que abre amanhã na Espasso de Nova York, é a primeira retrospectiva do brasileiro em solo norte-americano e retraça, como o nome já diz, suas quatro décadas de carreira. Lá estarão expostas mais de 50 móveis desenhados por Motta ao longo destes anos, e também serão apresentadas 11 novas criações de edição limitada, desenvolvidas especialmente para a mostra.

Painel de fotos com projetos icônicos de Carlos Motta, na galeria Espasso de Nova York
Outra vista da retrospectiva, com diversas cadeiras e, ao fundo, o sofá PPD (2011)

Em comum entre elas, a preocupação com a ergonomia e o uso de madeiras certificadas ou reaproveitadas – e, mais recentemente, o uso do aço, empregado tanto como recurso estético quanto construtivo. “Ao longo dos anos, eu me empenhei em criar trabalhos honestos e que dialogam com minha filosofia de criar peças que sejam simples, respeitosas e duradouras. Essa exposição é extremamente empolgante para mim, porque permite que os visitantes vejam quem eu sou como designer, já que veem, de uma só vez, uma ampla seleção de minhas peças”, conta Motta, satisfeito.

Carlos Motta posa na mostra da galeria Espasso de Nova York
Outro ambiente da mostra retrospectiva, mostra, em primeiro plano, a mesa de centro Caranguejeira e as poltronas giratórias Sergio, também inéditas
Outro ângulo da exposição: em primeiro plano, tampo da mesa Ferrão (inédita) e, ao fundo, sofá Mario de Andrade
Carlos Motta faz anotações no painel fotográfico montado na retrospectiva
Aqui e a seguir, alguns projetos marcantes de Carlos Motta presentes na mostra nova-iorquina. Acima, Cadeira São Paulo (1982)
Poltrona giratória Radar (2008)
Poltrona Sabre (1993)

Atelier Carlos Motta: 40 Years
Espasso: 38 N Moore Street, Nova York
De 16 de setembro até 12 de outubro de 2015
Entrada franca

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.