Instalação da Roca em Milão cria refúgio mediterrâneo no Fuorisalone 2022

Tempo de leitura: 3 minutos

E o Mediterrâneo chegou a Milão. Me refiro à instalação imersiva Influence, que celebra a cultura e a arquitetura mediterrâneas, e fez parte do Fuorisalone — o circuito de exposições e lançamentos que acontece em paralelo ao Salão do Móvel de Milão — deste ano. O projeto, assinado pelo Cobalto Studio, foi inspirado na estética da arquitetura vernacular mediterrânea e na coleção Ona, lançada recentemente pela Roca.

“Ona” significa “onda” em Catalão, e a instalação evoca a sensação de paz e contato com a natureza que as ondas do Mediterrâneo despertam. Para criar essa atmosfera, Gabriel Escámez e a equipe do Cobalto Studio partiram dos Talaiots, estruturas de pedras megalíticas presentes nas ilhas de Maiorca e Menorca desde a Idade do Bronze. A ideia, aqui, é valorizar aquilo que é elementar e essencial. Não à toa, a instalação Influence tira partido da pureza formal e da riqueza de texturas.

“A primeira aparição da Roca na Semana de Design de Milão é um marco estratégico na longa história da empresa”, diz Marc Viardot, Diretor de Marketing e Design do Grupo Roca. “Quando o Salone transforma Milão no centro de negócios de projetos globais, estamos mostrando ao mundo da arquitetura e do design o lado aspiracional de nossa marca. Influence sintetiza as origens da Roca com uma profunda sensibilidade para materiais e design.”

Ao longo da instalação podem ser encontradas peças selecionadas da coleção Ona, cujas formas suaves são o complemento ideal para a estética naturalista e vernacular do espaço. Assim como a arquitetura tradicional mediterrânea, Ona busca criar espaços de bem-estar, pureza e conexão.

Gostei muito do diálogo entre natureza e espaço construído e também da forma como as louças e os metais foram colocados, penetrando as paredes. Me parece uma espécie de metáfora para a perfeita integração entre o design e a arquitetura que a Ona permite.

*CONTEÚDO PATROCINADO

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.