Designer suíço projeta utensílio para “criar” água potável

Tempo de leitura: 2 minutos

Essa tampa de garrafa em formato de folha pode chamar atenção pelo visual, mas quando a gente descobre o que ela faz… Projetado pelo designer suíço Fabien Roy, Limbe condensa a umidade atmosférica e a transforma em água potável.

O apetrecho é, na verdade, um novo tipo de desumidificador que funciona sem eletricidade, permitindo acesso à água potável. Seu formato remonta ao modo como as gotículas de água se condensam na superfície das folhas, e sua intrincada estrutura impressa em 3D com PETG (um material hidrofóbico) ajuda a guiar essas gotículas pelos “canais da folha” em direção ao eixo central, que então escoa a água para o interior de uma garrafa PET comum. Tudo isso sem eletricidade! Não é genial?

“O vapor d’água atmosférico é um recurso de água potável ainda pouco explorado. Materiais com boa emissividade infravermelha esfriam à noite e condensam o vapor”, explica o designer. “As regiões desérticas que sofrem com a seca e têm pouco acesso aos recursos de água potável ainda são áreas em que o ar pode ser fortemente carregado com a umidade. Seja pela umidade do oceano (desertos costeiros da Namíbia, Chile, Peru) ou pelo orvalho (desertos continentais), essas regiões têm um clima surpreendentemente favorável para essas culturas.”

Por enquanto, o Limbe ainda é um protótipo: Fabien Roy ainda está trabalhando na eficiência do produto. Grandes redes com funcionamento similar já existem em áreas desérticas no Chile e no Marrocos e funcionam com sucesso, mas a ideia do designer é tentar propor uma alternativa móvel a esse sistema. Design sustentável, inovador e que melhora a vida. Torcendo para que se viabilize logo!

(Vi no Yanko Design)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.