Semana Criativa de Tiradentes: design e artesanato em parceria

Vista da entrada da exposição que reuniu as criações conjuntas entre designers e artesãos (foto: Eugenio Savio)

Quando se fala em criação colaborativa, 1+1 nunca é igual a 2 apenas. Quem me acompanha por aqui certamente já me viu escrever isso, pois a união de talentos e mentes criativas é algo que realmente me entusiasma – o potencial é sempre gigante. Pois na semana passada visitei a Semana Criativa de Tiradentes e mais uma vez comprovei a riqueza dessa parceria.

Já é a terceira edição da SCT, organizada por Simone Quintas e Junior Guimarães, e nela designers de várias partes do Brasil são convidados a colaborar com artesãos locais. Neste ano, uma novidade: os designers convidados (Ana Vaz, Bel Lobo, Estevão Toledo e Marcus Ferreira) decidiram não assinar as peças individualmente, mas de forma coletiva, o que achei muito bacana, pois é uma forma de dar ainda mais visibilidade aos artesãos envolvidos. Artesãos estes que são verdadeiros mestres em seus ofícios e que, com esta experiência, ganham novas perspectivas. Que oportunidade bacana conhecer mais de perto o trabalho de Cristina e Valcir Barbosa com a marcenaria, de Lucas Silva com o entalhe em madeira, de Raimundo Nonato com o ferro, de Vânia e Vasique Leôncio com o couro.

Outra vista da exposição realizada no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves (foto: Eugenio Savio)

A Semana Criativa de Tiradentes fomenta parcerias duradouras e de grande potencial e uma bela prova disso foi a mostra Desdobramentos (imagens a seguir), que exibiu diversas peças criadas em conjunto por designers e artesãos que participaram de edições anteriores da Semana Criativa. No caso, os designers Alfio Lisi, Fernando Jaeger, Yaskara Jaeger e Mauricio Arruda, com os artesãos Wagner Trindade (metal), Expedito Jonas (pedra-sabão) e Robson Matias (luminárias), além da Imperial Estanhos. Um viva às colaborações e às parcerias – no design e na vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.