Nendo para WonderGlass: quando o material se expressa

Tempo de leitura: 2 minutos
Oki Sato posa com uma das peças da coleção

Um belo lançamento do estúdio Nendo marca o início do calendário internacional do design. Explico: hoje tem início a feira de Colônia, na Alemanha, e a WonderGlass – empresa italiana especializada em trabalho artesanal com vidro – escolheu esse momento para fazer o preview da coleção Melt, na qual os móveis e objetos de mesa são formados com a ajuda da gravidade. Essa coleção também será o tema da instalação da WonderGlass na semana do design de Milão, em abril.

Deixar o material dirigir o processo de design foi o ponto de partida assumido por Oki Sato, designer à frente do Nendo, para conceber as peças da coleção Melt. Depois de muito observer os artesãos da WonderGlass trabalhando nas oficinas com o vidro fundido, derretido, ele optou por deixar o material falar por si mesmo. A produção é feita colocando-se chapas de vidro quente sobre canos de aço suspensos, para deixar que o material derreta sobre chapas de aço, revelando sua forma (veja o vídeo no final do post).

Fluidez e rigidez justapostas na mesma peça

“Estamos muito felizes por termos colaborado com a Nendo na Melt Collection, trabalhando juntos para ampliar os limites e as capacidades do vidro fundido. Nendo explorou a natureza líquida derretida do material com incrível habilidade. Juntamente com nossos mestres artesãos em Veneza, eles criaram uma bela coleção de móveis que se concentra na simplicidade e na forma criada pelo fluxo de gravidade ”, comemoram os fundadores da Wonderglass, Maurizio e Christian Mussati.

“A ideia principal era deixar o vidro fluir por si mesmo usando a gravidade e o peso do próprio vidro. De certa forma, fazer menos e obter mais é a coisa mais complicada de se fazer.” Como não amar Oki Sato?

(Todas as fotos são de Mattia Balsamini)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.