Hora de olhar para a frente…

Ano novo, layout também!! Depois de algum tempo no forno, eis que o novo layout do Design do Bom está no ar! Ótimo jeito de começar o ano, não acham? Afinal, ano novo é hora de olhar para a frente, pensar no futuro…

E aí eu me lembrei de um assunto que vi no final do ano passado em alguns lugares (especialmente no blog Colossal e no insta Como a Gente Mora): as lindas esculturas da francesa Aude Bourgine. À primeira vista, parecem corais, mas um olhar mais aproximado permite ver que elas são feitas com fibras têxteis, contas e lantejoulas.

Bourgine conseguiu transmitir a delicadeza e a fragilidade dos corais de forma encantadora. E o que isso tem a ver com o futuro? Tudo, já que os corais estão no caminho da extinção, e trabalhos como esse têm a capacidade de ajudar a levantar a consciência para essa questão premente. Não pude deixar de me identificar, já que sou uma apaixonada pelo oceano e toda a vida que ele abriga.

Sentimentos de culpa e impotência sobre a forma como a espécie humana tem destruído o meio ambiente foram o ponto de partida para a artista, que entre 2014 e 2018 desenvolveu essa série de esculturas, chamada Poumons des Óceans (Pulmões do Oceano, em tradução livre) .

Os corais são berço de cerca de 1/3 da vida marinha e, por diversas razões (que incluem da emissão de CO2 e a consequente acidificação da água do mar até o colecionismo e uso em joias e decoração), devem estar extintos em 30 anos, se tudo continuar no ritmo atual. (Só o Brasil perdeu cerca de 50% dos seus recifes nos últimos 80 anos, segundo estudo encabeçado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Tendo a pensar que não foi à toa o fato de a Pantone ter escolhido o Living Coral como Cor do Ano de 2019. E fica aqui a minha torcida para que, a partir de agora, o uso do coral na decoração fique restrito à cor das paredes – ou a esculturas como as de Bourgine.

Todas as fotos são de Fred Margueron.

3 comentários “Hora de olhar para a frente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.