Design brasileiro em foco na semana de design de Nova York

Tempo de leitura: 5 minutos

A NYC x Design (semana de design nova-iorquina) já está em andamento, mas atingirá seu ponto alto a partir dos dias 19 e 20, quando começam duas importantes feiras: a Wanted Design e a ICFF (International Contemporary Furniture Fair). E o design brasileiro marcará presença em ambas, divulgando a criatividade nacional.
Na Wanted Design, que acontece de 19 a 22 de maio, a mostra Fresh From Brasil – já em sua 8a edição! – volta seu foco para o design brasiliense. O motivo, explica a curadora e idealizadora do evento Joice Joppert Leal, é a nomeação de Brasília como Cidade Criativa do Design pela Unesco (no Brasil, apenas Brasília e Curitiba ostentam o título).

Criado-mudo da coleção Colina Design, design Marcelo Coelho, na mostra Fresh From Brasil
Mesa Eixos, design André Leal e Guilherme Albuquerque, na mostra Fresh From Brasil
Anel Moëbius Duplo, design Joana Prudente, na mostra Fresh From Brasil
Foto-ilustração Livre, de Toninho Euzebio, na mostra Fresh From Brasil

Com patrocínio da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer do Distrito Federal, da Apex-Brasil e do Consulado do Brasil em Nova York, a exposição ocupará cerca de 50 m² dentro da Wanted Design, divulgando a produção de 12 criativos brasilienses, nos seguintes campos: mobiliário (Aciole Félix, André Leal, Danilo Vale, Marcelo Coelho e Rafaela Gravia), objetos para a casa (Renata Brazil e Toninho Euzébio), acessórios de moda (Luis Antonio Gomes), joias (Joana Prudente, Nazareth Pinheiro e Thais Fread) e Grafite (Thales Alvarez / Pomb). O fio condutor entre todos eles? “Procuramos selecionar produtos mais inusitados e que trouxessem, na sua concepção criativa, a paisagem de Brasília e o que ela significa para o candango, como nós chamamos carinhosamente os brasilienses”, explica a curadora.

Trio de mesas Grid, design Rafaela Gravia, na mostra Fresh From Brasil
Pingentes Cobogó Quadrado, design Nazareth Pinheiro, na mostra Fresh From Brasil
Banco Tião, design Danilo Vale, na mostra Fresh From Brasil
Ilustração digital É Tudo Nosso, de Thales Pomb, na mostra Fresh From Brasil

Na ICFF, de 19 a 23 de maio, é a vez de o projeto Raiz – promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – levar 12 estúdios de design de diversas regiões do país para apresentarem seus produtos na 30ª edição da ICFF. Faro Design, Guto Indio da Costa, Jader Almeida, Marta Manente, NDT Design, Noemi Saga, Paulo Alves , Plataforma 4, Reboh Design, Sérgio Matos, Studio Poli e Wagner Archella exibirão mobiliário indoor e outdoor, além de objetos de decoração. Ainda que os estilos e linguagens sejam diversos, boa parte das peças tem um ponto em comum: utilizam materiais ecologicamente amigáveis, como madeira de reflorestamento, alumínio reciclado e fibras e corantes naturais.

Mesa de jantar Tepacê, design Noemi Saga, na ICFF pelo projeto Raiz
Luminária Bis, design Jader Almeida, na ICFF pelo projeto Raiz
Bufê Gaita, da Faro Design, na ICFF pelo projeto Raiz
Mesa auxiliar Raiz, design Wagner Archela, na ICFF pelo projeto Raiz
Linha de mobiliário infantil Bo, design Plataforma 4 para Cia do Móvel, na ICFF pelo projeto Raiz
Pufe Carambola, design Sergio J Matos, na ICFF pelo projeto Raiz
Terrário Nest, design Marta Manente, na ICFF pelo projeto Raiz
Bergère Lina, design Paulo Alves para Emporio das Cadeiras, na ICFF pelo projeto Raiz

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.