Paredes esculpidas em Londres

Tempo de leitura: 4 minutos

A necessidade é mãe da criatividade. O velho ditado se aplica totalmente à história da 575 Wandsworth Road, uma casa modesta do século 19 na região sudeste de Londres que surpreende pelos interiores ricamente decorados com painéis de madeira recortada.

Detalhe de um dos painéis de madeira esculpida da 575 Wandsworth Road, em Londres
Porta revestida por painéis de pinho recortado que mesclam motivos abstratos e figurativos

Além da aparência, logicamente, a história dessa casa é de impressionar. Seu antigo morador, o imigrante queniano Khadambi Asalache (1935-2006), era um cidadão comum que comprou o imóvel em 1981 e cinco anos depois começou a ter problemas com infiltração em uma das paredes. Com dificuldade de solucionar a infiltração, decidiu “dar um jeitinho” para disfarçar a umidade, cobrindo a parede com tábuas de assoalho velhas. Mas achou que as emendas entre as tábuas estava estranha e decidiu disfarçá-las criando ornamentos recortados na própria madeira, uma espécie de rendilhado – que ele fez sem fazer nenhum rascunho! E assim se seguiram os 19 anos seguintes: até um ano antes de sua morte, Khadambi continuava a criar e executar seus painéis decorativos, que, além das paredes, também ocupam o teto da casa!

A parte superior da escada
O rendilhado de madeira reveste a parede em toda sua extensão
O relógio de parede em diálogo com os motivos decorativos de Khadambi Asalache

Hoje, sua casa é propriedade do National Trust, que passou dois anos restaurando o imóvel, para, então, abri-lo à visitação a partir de 2013. Como o interior é bastante frágil, é necessário agendar a visita com antecedência – são recebidas até 54 visitantes por semana, em grupos de no máximo 6 pessoas.

A escada também é contornada pelos painéis ornamentados de pinho
Motivos geométricos e orgânicos harmonizam-se no mesmo painel
Um dos paineis ainda em processo, junto à ferramenta que era usada por Khadambi Asalache

Muito bacana descobrir um lugar assim, nada turístico, mas cheio de valor!! A dica foi da Helô Righetto, que mora em Londres, visitou o lugar e, encantada com o que viu, falou sobre a casa no seu blog Aprendiz de Viajante. Segundo a Helô, “todas as visitas são guiadas por pessoas que conhecem bem a história de Khadambi e da criação dessa obra de arte”. Quero ir já!!!
Para visitar, reserve seu ingresso pelo site do National Trust: www.nationaltrust.org.uk/575-wandsworth-road/. No blog dela, a Helô dá outras dicas práticas sobre a visita (quando e como chegar, etc), se você quiser visitar vale dar uma olhada lá também.

Os desenhos rebuscados foram executados pelo morador ao longo de 19 anos
Estampas e arabescos soltos se fundem na mesma parede
O lambri se mantém inteiro em parte da parede, destacando ainda mais os recortes
Em alguns pontos, Khadambi Asalache completava a ornamentação usando pintura
Detalhe de um dos painéis que mesclam a madeira recortada à pintura na parede
Aqui, além dos painéis, a madeira compõe pequenas superfícies de apoio para objetos decorativos

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.