London Design Festival 2013: foco no processo

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Depois da 100% Design, hora de percorrer novamente os eventos que se distribuem pela cidade nesta semana do London Design Festival. Concentrando diversas instalações, o Victoria & Albert Museum (ou simplesmente V&A, como os londrinos o chamam) foi um dos pontos altos do dia – destaque para a mostra God is in the Details, na qual designers convidados elegeram uma peça do acervo do museu para ser olhada mais de perto pelos visitantes. Para tanto, lupas e binóculos com lentes feitas de cristal Swarovski ficavam a postos.

Um ponto que chamou atenção nas exposições que visitei hoje foi uma preocupação em se refletir sobre o processo de design. Para tanto, eram mostradas peças em diversos estágios da produção, desde os esboços iniciais até o produto industrial concluído. Foi assim no V&A, que hospedava a mostra Alessi Made in Crusinallo: the Beauty and the Mastery, promovida pela empresa italiana; foi assim na Skandium, que mostrava os bastidores da produção de alguns dos produtos que comercializa; e também foi assim na Aram, onde acontecia a mostra Antecedents, que fazia um verdadeiro raio-X do processo de desenvolvimento dos produtos criados pelo britânico Benjamin Hubert, um dos grandes talentos de sua geração.

A Aram também promoveu a mostra Zig Zag: Criss Cross, uma individual de Bethan Laura Wood que trazia luminárias poéticas e armários que são verdadeiros experimentos estéticos. Ah, e um bônus: a designer criou mexedores de bebidas cujas cores dialogavam com as das luminárias.

E a Mint, loja avant-garde até não poder mais e com uma curadoria apuradíssima, apresentou a mostra Cabinets of Curiosity, reunindo criações de diversos designers de várias partes do mundo – inclusive do Brasil, representado por Guto Requena e os vasos da linha Era Uma Vez.

No hall de entrada do Victoria & Albert Museum, uma instalação de Omer Arbel para a Bocci dava as boas-vindas aos visitantes. Os já famosos globos de vidro do designer canadense ganharam a companhia de fios de cobre que pareciam dançar e davam movimento (e um bem-vindo quê de caos) ao conjunto, que ocupava toda a extensão do pé-direito, que, neste ponto, alcança os seis andares do edifício
Na mostra God is in the Details, o über fotógrafo Nick Knight escolheu a tela da Virgem e o Menino, de Carlo Crivelli, c.1480. Ele compara as imagens a sinfonias e defende a importância de se prestar atenção também nas notas individuais, e não só no conjunto
Faye Toogood, por sua vez, elegeu uma belíssima grade de janela do século 16, feita de ferro fundido, destacando o efeito óptico do conjunto
Já Paul Cocksedge deu um jeito de subverter a ideia original e convidou o visitante a, mais do que interagir, quase se tornar uma parte do acervo do museu: a ideia é que, ao se posicionar atrás do fresnel, o visitante se torne o quarto busto presente neste pedestal
Na mostra promovida pela Alessi no V&A, o foco era o processo produtivo. Aqui, protótipos e etapas da fabricação do centro de mesa e do cesto Resonance e dos cestos Harmonic e Pianissimo, todos criados por Albi Alice em 2006, 2008 e 2009
Na instalação The Wind Portal, criada pela designer libanesa Najla El Zein, o visitante passa por “portas” criadas com 5 mil cataventos de papel, que giram como que insuflando ar no espaço da galeria
Detalhe dos cataventos
Na instalação The Dinner Party, a dupla Scholten & Baijings criou uma instalação que coloca os móveis e objetos (todos desenhados por eles próprios) num contexto quase cotidiano – não fosse o fato de o tal jantar acontecer dentro de uma pomposa ala deste importante museu. Dessa forma, clássico e contemporâneo não apenas convivem, mas reforçam um ao outro
Para criar as peças da série EVNI, Umberto Dattola adiciona pernas gigantes a móveis abandonados, que assim ganham ares de esculturas surreais e antropomórficas. Na Mint
Ainda na Mint, a Bird lamp bate as asas (feitas com impressão 3D) enquanto ilumina
Os vasos da série Era Uma Vez, de Guto Requena, também integraram a mostra da Mint
Ainda na Mint, banquinhos da série Well Proven, cujas cadeiras já publiquei aqui. Criadas por James Shaw e Marjan van Aubel, as peças dessa série tem o assento feito de aparas de madeira e bioresina
A inovação matérica também aparece na Marine Light, criação do israelense Nir Meiri – também na Mint
Detalhe de um dos sketchbooks de Benjamin Hubert expostos na mostra Antecedents, na Aram
O processo de desenvolvimento dos produtos era o foco da mostra – aqui, etapas da cadeira Pelt, de Benjamin Hubert para a De La Spada. Em primeiro plano, o protótipo inicial e, ao fundo, o produto acabado
Na sua área de galeria, a Aram exibiu novos trabalhos de Bethan Laura Wood. Aqui, luminárias de vidro soprado criadas depois da nomeação da inglesa como Designer of the Year na última Design Miami/Basel
Armários de Laura Bethan Wood, também na mostra da Aram
Para o coquetel de abertura da mostra, Bethan Laura Wood criou, em parceria com o especialista em açúcar Fernando Laposse e o mixologista Danilo Lanteri, os misturadores Cachetada Cocktail. Feitos à base de aloe vera e tequila, eles se dissolvem no drink mudando o sabor da bebida

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