Arte + utopia + arquitetura = Cloud Cities

Tempo de leitura: 2 minutos

Sensacional essa instalação de Tomás Saraceno na Hamburger Bahnhof, em Berlim. Batizada de Cloud Cities, a mostra reúne vinte balões criados por esse artista argentino baseado em Frankfurt.

12_Saraceno_CloudCities

Vale aqui um parênteses: a Hamburger Bahnhof é um dos museus mais bacanas que eu visitei em Berlim (e eu nunca tinha ouvido falar nele antes da viagem!). Se só o prédio já é bacanérrimo – era uma estação de trem –, o nível das exposições de arte contemporânea que o museu hospeda é excelente. Ou seja: não dá pra deixar de visitar.

Voltando à exposição, Cloud Cities ocupa o hangar central da estação, e cada uma dessas “cápsulas-bolha” se liga a outras por meio de cabos de aço, formando um sistema conectado. Algumas delas abrigam, em seu interior, plantas suculentas, enquanto outras contêm teias geométricas.

13 14_Saraceno_CloudCities

11_Saraceno_CloudCities

A interação destas cápsulas com o espaço que as recebe é um ponto-chave na mostra. Mais do que observar essa interação, o público pode fazer parte dela, já que algumas das cápsulas-bolha são suficientemente grandes para serem acessadas pelos visitantes.

O resultado é uma visão surreal: um sistema de cápsulas interconectadas, criando uma espécie de biosfera utópica, na qual as pessoas aparentemente flutuam no ar, como que desafiando a gravidade.

10_Saraceno_CloudCities

A formação de Saraceno como arquiteto fica bem clara nessa instalação – impossível não pensar na geometria das geodésicas de Buckminster Fuller e nas criações utópicas de Peter Cook e seu Archigram na década de 1960 como possíveis influências.

09_Saraceno_CloudCities_Entwurfszeichnung

Dá vontade de ir pra Berlim A-GO-RA só pra poder visitar essa expo… se alguém estiver por lá até 15 de janeiro, aproveite!

(Via Sttatliche Museen zu Berlin)

3 comentários em “Arte + utopia + arquitetura = Cloud Cities

  1. Menina, fiquei um tempo sem aparecer por aqui e quase perdi essa. Já fui no Hamburger duas vezes, mas também faz um tempo que não vou lá. Nada como a super-mega-master-blaster Winnie para descobrir essas coisas. É que aqui rola tanta coisa que a gente acaba perdendo (não vi nenhuma propaganda dessa exposição).

    Querendo vir a Berlin, já tem onde ficar, viu?

    Beijocas e depois conto como foi 🙂

  2. Ligia, que tentador!!! Olha que eu vou mesmo, hein? 🙂

    Gonça, legal te ver por aqui! Dei uma passada lá no teu blog, super bacana, já tô seguindo e voltarei em breve para ler com mais calma.
    Beijo grande e feliz ano novo!!

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.