Arte contra o desperdício

Tempo de leitura: 2 minutos

Chris Jordan_1

Entendeu o que significa a imagem acima?  Parece uma gravura abstrata, simpática, interessante… mas se olharmos mais de perto…

Chris Jordan_2

…e mais de perto ainda…

Chris Jordan_3

… é possível perceber que o desenho geométrico é formado por copos plásticos empilhados (um milhão deles, pra ser mais exata). Batizada de Plastic Cups, a foto  integra a série Running the Numbers: an American Self Portrait, clicada pelo artista fotográfico Chris Jordan entre 2006 e 2009.

A ideia dessa série é “olhar para a cultura norte-americana contemporânea através da lente austera da estatística”, diz Jordan. Assim, cada imagem retrata uma quantidade específica de alguma coisa: no caso dessa foto, o número de copos (um milhão!) é equivalente ao usado em vôos domésticos nos Estados Unidos a cada seis horas!

Chris Jordan_5[4]

“Minha esperança é que imagens representando estas quantidades possam ter um efeito diferente do que os números sozinhos”, explica o fotógrafo. “Empregando temas como ‘perto versus longe’ e ‘um versus muitos’, espero levantar algumas questões sobre os papéis e as responsabilidades que cada um de nós temos como indivíduos dentro de um coletivo que é cada vez mais enorme, incompreensível e esmagador.” 

Como dá pra imaginar, as fotos são impressas em grandes formatos (essa tem 1,50 x 2,30 metros), para que seja possível possa visualizar os detalhes e então compreender a proposta do artista. Para ver todas as fotos da série Running the Numbers, clique aqui.

(Via Winsor Gallery e Chris Jordan)

Um comentário sobre “Arte contra o desperdício

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.