Heróis ocultos

Tempo de leitura: 2 minutos

Algumas vezes eu já falei aqui como me agradam aquelas ideias que são, ao mesmo tempo, simples e inteligentes. E foi por valorizar esse tipo de criação que adorei saber da mostra Hidden Heroes, que está em cartaz no Vitra Design Museum.

Hidden Heroes - grampo de roupa

A exposição é dedicada àqueles objetos que nos rodeiam no dia-a-dia, mas que muitas vezes passam desapercebidos, por duas razões: a primeira é sua discrição visual e a segunda, bastante irônica, é que, por estarem presentes em toda a parte (graças à sua indiscutível utilidade), acabamos nos acostumando com sua presença, e eles então passam a fazer parte do “cenário”, como os grampos de roupa aí de cima.

Os itens que integram a mostra, portanto, são objetos indispensáveis na vida cotidiana, com funções as mais variadas: da fita adesiva ao cabide, da chupeta ao código de barras, do clipe de papel ao zíper, do fósforo à camisinha…

Esses objetos geniais, hoje banalizados, mudam de figura quando apresentados em uma exposição. E o museu justifica sua escolha em destacar tais peças: “Como produtos industriais, eles incorporam os ideais do modernismo que ainda são relevantes hoje: economia de material, funcionalidade e longevidade.”

E bota longevidade nisso. O grampo de roupa, por exemplo, inventado em 1853, resiste lindamente ao passar do tempo, a despeito das novas tecnologias. O motivo? Novamente a funcionalidade. (Adoro!)

A mostra explora quatro aspectos dos “heróis ocultos”:
1. Inovação: a história de sua invenção;
2. Produção: condições de sua fabricação em massa;
3. Evolução: desenvolvimento e variações ao longo da história;
4. Inspiração: trabalhos de artistas e designers inspirados pela estética destes objetos (como é o caso das roupas abaixo, criadas pela designer sueca Sandra Backlund com grampos de roupa).

Hidden Heroes - Sandra Backlund

Hidden Heroes - Sandra Backlund 2

A exposição está em cartaz no Vitra Design Museum de Weil am Rhein, na Alemanha, e irá viajar o mundo. Mas, para nossa alegria, os organizadores prepararam uma versão virtual (super completa!) da exposição, que pode ser acessada neste link. Corre lá!

(Via Hidden Heroes; foto do varal: Lintmachine – Flickr)

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.