Menos (e melhores) materiais, mais inteligência

Tempo de leitura: 2 minutos

Olha que ideia genial: os arquitetos do Minarc, um estúdio baseado em Santa Mônica, na Califórnia, desenvolveram uma pia para banheiro feita a partir da reciclagem de pneus velhos. 

The shallow basin of the sink is formed from a sheet of rubber stretched down and held in place by the drain collar.

A borracha é derretida e passa por um processo de “limpeza” para a retirada dos fragmentos (incluindo as fibras metálicas que dão resistência aos pneus) e depois é moldada na forma de uma folha.

Esta folha é esticada e colada sobre uma base de madeira (ôca no centro) e ancorada pela válvula de escoamento. O corte abaixo mostra bem:

corte pia pneus

Portanto, o uso de material (tanto borracha, quanto madeira) é mínimo, o que é uma atitude ecológica e econômica. Além disso, encontrar novos meios de reaproveitar ou reciclar os pneus (como no projeto de estrada “verde” que já publiquei aqui) é fundamental se quisermos deixar de ver cenas como essa aí de baixo. (Claro que, aliado a isso, é indispensável repensar o transporte…)

RUBBiSH uses rubber derived entirely from recycled tires. The rubber is melted, cleaned of impurities and particulates, and then given a new life as a sink.

A empresa está trabalhando no desenvolvimento de duas peças padrão, para distribuição comercial: uma pia simples e outra dupla (com 91cm e 1,52m de largura, respectivamente).

(Via Architect Magazine)

3 comentários em “Menos (e melhores) materiais, mais inteligência

  1. Que ideia bacana!
    Os pneus realmente são um problemão para o meio ambiente…
    Essa é só uma maneira de reaproveitar, temos que ter muitas outras para conseguir amenizar os impactos ambientais de grande escala.

    Beijos

  2. Justamente, Luiza, essa é apenas uma ideia (assim como a estrada do outro post que mencionei), de muitas possíveis; quanto mais propostas para reaproveitar e/ou reciclar os pneus usados, melhor!
    Bjs
    😉

  3. Fantástico!
    Este pode ser chamado de de um desenho sustentável. Excelente achado.

    Um dia iluminado para vc,

    Bia.

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.