Revale: o valor do design e das parcerias

Tempo de leitura: 2 minutos

Há alguns dias recebi o contato do Rafael Gatti, responsável pelo grupo de design experimental Design Simples, contando sobre o Revale, um projeto muito bacana desenvolvido por eles em parceria com a cooperativa de marcenaria Unindo Forças, localizada no Vale do Sol (Barueri-SP).

A cooperativa ocupa um galpão cedido pela prefeitura da cidade e recebe doações de pallets que não tem mais condições de uso. Após desmontar e reprocessar a madeira, utilizam-na como matéria-prima para seus produtos.

Revale_1

Durante três meses, três equipes de estudantes de design, de forma voluntária, trabalharam intensamente na criação de novos produtos para a cooperativa. E o resultado ficou ótimo, mostrando o sucesso do trabalho conjunto entre os designers (que propuseram produtos adequados a este tipo de matéria-prima) e os marceneiros (que empregaram toda sua maestria para a execução dos produtos, que parecem bastante bem-acabados, apesar da matéria-prima difícil).

Revale_2

Revale_3

“Fizemos acreditando que produtos melhores, com bom design, serão capazes de ser mais bem aceitos, retornando melhores resultados para a cooperativa e mais renda para cada cooperado”, me contou o Rafael Gatti.

Revale_4

Uma iniciativa que só tem benefícios: os estudantes colocam seus conhecimentos em prática (e adquirem novos) e os cooperados conseguem elevar sua renda por oferecer produtos mais interessantes. Desejo muito sucesso ao pessoal do Design Simples e torço para que esse tipo de ação se espalhe e ganhe força em todo nosso país. Isso é design do bom!!

Mais detalhes sobre os produtos resultantes e sobre as etapas do processo podem ser conferidos no site do Design Simples. Vai lá!

Um comentário sobre “Revale: o valor do design e das parcerias

  1. Agradecemos a ajuda na divulgação deste projeto, todos queremos ver mais, e cada vez melhores, iniciativas destas. Não é possível fazer design que não se preocupe com as questões sociais e ambientais, vai contra sua própria essência!

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.