Brasileiro vence concurso de cartazes da Unesco

Tempo de leitura: 2 minutos

cartaz_unesco2010_550x550_

É com muita alegria (e orgulho!) que gostaria de informar aos caríssimos leitores do DDB que o concurso de cartazes promovido pela Unesco (que divulguei aqui no blog há um tempinho), foi vencido por um brasileiro. O cartaz criado pelo arquiteto, ilustrador e artista plástico Diego Minks Rossi Fermo foi o grande vencedor do concurso, tendo deixado para trás mais de mil concorrentes de todo o mundo… Não é o máximo?

E, para mim, essa vitória tem sabor especial, pois além de brasileiro, o vencedor é meu amigo!! (Sim, estou me achando… rsrs) Fomos contemporâneos na época de faculdade, quando cursávamos arquitetura na Universidade Federal de Santa Catarina. Bons tempos…

Interrompendo a divagação e voltando ao tema desse post… O cartaz criado por Diego venceu o prêmio tanto por sua estética quanto por seu conceito e, além disso, pela relação que o corpo de jurados estabeleceu entre o desenho que ilustra o cartaz e uma importante obra da arte moderna. Diz o júri:

“Escolhemos este design não apenas porque sentimos que ele representa este comprometimento e a ação em um nível individual, mas também porque ele nos lembrou do Guernica, de Picasso. Achamos que a influência estética de um pintor espanhol (…) no vencedor brasileiro representava um compromisso que transcendia sua própria cultura. A transformação de uma estética que foi usada para retratar os horrores da guerra em uma imagem que cultiva o diálogo, o entendimento e a paz nos surpreendeu como uma reflexão bela e poderosa sobre o tema deste Ano Internacional para o Rapprochement de Culturas e o papel que os indivíduos possuem em manifestar entendimento mútuo e promover a paz.”

Outros brasileiros se destacaram no concurso: o cartazes criados por Maria Beatriz Ardinghi e por Olavo D’Aguiar receberam Menção Honrosa e participarão da exposição, que será inaugurada em maio, em Paris. Parabéns a todos!

Para conhecer todos os trabalhos premiados, os que receberam menção honrosa e os selecionados para o site do concurso, acesse o Design 21. E quem quiser conhecer melhor os desenhos do Diego Rossi pode visitar o blog Desenho Desígnio, onde ele posta parte da sua produção.

Um comentário sobre “Brasileiro vence concurso de cartazes da Unesco

  1. Winnie, parabéns pela notícia. Nosso amigo Diego mereceu o prêmio pelo belíssimo trabalho. Que orgulho ter compartilhado bons momentos com esse artista. Beijos.

Os comentários estão fechados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.