Vencedores do Brit Insurance Design Awards 2010

Tempo de leitura: 3 minutos

O Design Museum anunciou hoje à imprensa os vencedores do Brit Insurance Design Awards 2010. São sete categorias, e o “overall winner”, escolhido dentre eles, será divulgado no dia 16.
Eis os premiados em cada área:
– Arquitetura: Monterrey Housing (Mexico); projeto do escritório Elemental (Chile)
– Moda: desfile Plato’s Atlantis, coleção primavera/verão 2010 de Alexander McQueen (Reino Unido)
– Mobiliário: cadeira Grassworks, de Jair Straschnow (Holanda)
– Design gráfico: The Newspaper Club, projeto de Ben Terrett, Russell Davies e Tom Taylor (Reino Unido)
– Design interativo: The EyeWriter, criado por membros da Free Art and Technology, openFrameworks, Graffiti Research La, The Ebeling Group e Tony Quan. (EUA)
– Produto: Folding Plug, de Min-Kyu Choi (Reino Unido)
– Transportes: E430 Electric Aircraft, de Yuneec International (China)

Dois produtos, dentre os premiados, me chamaram mais atenção. A linha Grassworks, criada pelo designer Jair Straschnow, é composta de móveis desmontáveis, que podem ser tranquilamente montados pelo usuário, graças ao desenvolvimento de uma junta especial, que faz com que as peças só possam ser encaixadas de uma única forma. Os móveis são feitos com laminado de bambu, material ecologicamente correto, graças à rapidez e facilidade com que o bambu pode ser cultivado.

Outro ponto bacana desses móveis é a multifuncionalidade: a cadeira se transforma em poltrona, a estante funciona como divisória de ambientes, as mesas são extensíveis e dobráveis.

O segundo produto que se destaca é o plugue dobrável criado pelo designer Min-Kyu Choi, ex-aluno do Royal College of Arts. Inconformado em ter que carregar os enormes plugues ingleses (segundo ele, os maiores do mundo), Choi propôs um novo desenho para eles, compactando-os consideravelmente. “A maioria das pessoas carrega os laptops com seus carregadores, porque as baterias têm duração limitada. E quando as pessoas levam seus laptops com plugues britânicos em uma bolsa, isso sempre causa problemas, como rasgar os papéis, arranhar as superfícies do laptop e até mesmo quebrar outras coisas, algumas vezes. O principal problema é que o plugue britânico padrão de três pinos não é considerado no processo de design para a mobilidade”, explica o designer.
O plugue também é uma boa pedida para quem viaja ao exterior. Normalmente, carregamos mais de um equipamento eletrônico em viagens (notebook, celular, câmera, iPod…), mas só temos um adaptador universal de tomada, certo? Pensando nisso, Choi criou um adaptador que combina três plugues dobráveis. O vídeo abaixo mostra o funcionamento do plugue (quem estiver sem tempo, pode começar a assistir mais ou menos a partir da metade).
Eu vibrei na época do lançamento desse produto, no ano passado, e achei o recebimento do prêmio, agora, super merecido. Os melhores produtos, na minha humilde opinião, são aqueles para os quais a gente olha e se pergunta como ninguém pensou nisso antes… é assim com este plugue.
Para mais informações sobre os produtos premiados, clique aqui.
Fotos da linha Grassworks: Tim Stet e Jair Straschnow

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.